domingo, 10 de agosto de 2014

Quando a comemoração é para você

Imagem: Deus disse: Filho, vai lá e seja você!

Comemoramos datas como se estas comemorações fossem mudar o que já passou ou como se elas ajudassem ainda mais a pessoa ou a coisa comemorada a ser ainda melhor. A cidade em que moro (e acho que a maioria das cidades) comemoram aniversários municipais que para alguns representam aglomerações de munícipes (eu falando difícil...) com festa dançante para mostrar o quanto somos bobos. Isso não ajudará os colonizadores a serem melhores mas pelo contrário, fará com que as pessoas fiquem bêbados e vomitem na cidade que foi criada com certo apreso.

Notavelmente o ato de se comemorar não está ligado ao pensamento que mencionei de forma direta, comemorar tem bem mais significado pessoal do que mútuo.

A data é uma sexta-feira ensolarada de Agosto. Acordo com algumas falações no cômodo vizinho ao meu quarto e quando retomo completamente a audição, ouço minha prima conversando sobre coisas que pareciam continuar algum assunto recorrente. Quando é assim, eu prefiro ficar na cama mais algum tempo pra não ter que me chatear por ter acordado com as vozes, então esse tempo na cama me faz esquecer que acordei por algum ruído e acabo levantando por não querer ficar na cama e todo o pensamento de ‘não vou me chatear’ é feito com sucesso.

Na mesa do café da manhã, após escovar os dentes, tesoura, papel transparente, balas de coco e outras que não consigo ver. Minha prima está pedindo ajuda de todos da casa para o aniversário da irmã mais nova dela (minha outra prima). Ainda estou tomando meu café e observando como ela conseguiu estar em casa nestas horas, antes das oito da manhã, trazer um monte de coisas de festas e esquecer-se de meu aniversário.

Não demorou muito até que me visse para oferecer seus votos de felicidade seguidos de um abraço apertado bem como de um convite para ajudar na arrumação das coisas de minha priminha que será no domingo. Por mais que eu não tenha realmente me preparado para fazer nada nesta manhã, eu não estava muito empolgado a fazer qualquer outra coisa, aliás a data do próprio aniversário deve ser marcada por coisas que gostamos de fazer, e não fazer nada é algo que todos gostam de fazer.

Comecei embrulhando uma bala de coco em papel colorido e terminei as onze da manhã com certa animação sobre como poderia ser alguns detalhes dos enfeites. Após tudo cortado e embalado, ela me olhou novamente e me ofereceu mais um doce, feito sob medida em algum momento que eu me distraí e este foi o meu presente de aniversário e talvez o meu presente por ter ajudado em toda a arrumação. Este ano resolvi não fazer festa de aniversário, mas isso não impediu meus familiares e alguns amigos de cantar duas vezes a tradicional música do ‘parabéns a você’ com direito a bolo e a velinhas. Bolo na sexta e bolo no sábado.

A comemoração então, é para você. Você que lê, que vive, que respeita, que é amigo e que está aqui. Talvez isso faça mais sentido da próxima festa de comemoração a alguma coisa =D

Um comentário:

  1. É mesmo engraçado que a gente goste de comemorar e até organizar comemorações para as pessoas que a gente gosta, mas fica sem graça quando o motivo dos abraços, beijos e reuniões é a gente mesmo!
    Deve ser ressaca de tudo o que a gente já viveu!
    Com pouca ou muita comemoração, o que importa é o carinho que recebemos neste dia, e até depois pelos queridos atrasados!

    Bj!!

    ResponderExcluir